Nome: Brock/Flint/Forrest
Nome em Japonês: Takeshi/Muno/Jiroo
Insígnia: Rocha
Cidade: Pewter
Biografia:
Há
alguns anos, o ginásio de Pewter foi abandonado. O ex-famoso treinador
Flint sentia-se deprimido por atrair poucos alunos e decidiu tornar-se
um Mestre Pokémon, obrigando deu filho Brock a tomar conta do ginásio
de Pewter.
Brock reergueu o ginásio, cuidou de seus nove irmãos e
jamais deixou seus estudos e treinamentos de lado. Essas façanhas o
tornaram bastante conhecido entre os líderes. Ainda assim, seu desejo
maior era tornar-se um grande criador Pokémon. Quando Flint voltou ao
ginásio, Brock partiu com Ash. Depois de um tempo, Lola, a mãe de
Brock, voltou e o cargo de líder foi passado para Forrest, o irmão
caçula mais velho que Brock tem.
Pokémons de Brock:
Pokémons com Flint e Forrest:
Pokémons nos Games:
Nome: Misty/Irmãs Sensacionais (Daisy, Violet e Lily)
Nome em Japonês: Kasumi/Sensational Sisters (Sakura, Ayame and Botan)
Insígnia: Cascata
Cidade: Cerulean
Biografia:
As
Irmãs Sensacionais transformaram o ginásio num verdadeiro circo
aquático. Com o tempo, elas perderam seus espíritos de treinadoras e
começaram a distribuir suas insígnias para todos os treinadores que
aparecessem.
Revoltada, Misty, a mais nova das irmãs, decidiu
tornar-se uma treinadora Pokémon, seguindo o exemplo da grande mestra
Prima. Enquanto ela não voltou, o ginásio de Cerulean permaneceu mal
visto pelos outros líderes...
Quando Misty recuperou a bicicleta que
Ash havia destruído, voltou ao ginásio e colocou ordem na casa! Suas
irmãs agora ficam tempos fora e fazem breve visitas. Misty toma conta
do ginásio e quando pode dá uma saidinha.
Pokémons de Misty:
Pokémons das irmãs:
Pokémons nos Games:
Nome em Japonês: Machisu
Insígnia: Trovão
Cidade: Vermillion
Biografia:
Com
uma atitude arrogante – justificada por derrubar até mesmo um colossal
Onix num único ataque – e a mania de chamar aqueles que acha incapazes
de “benzinho”, Surge tornou-se temível. Isso tudo contribuiu para que
acusassem o líder de Vermilion de participar de planos com a Equipe
Rocket contrabandeando Pokémon para a região de Johto. Logo as
suspeitas desapareceram por falta de provas. Se ele é derrotado por um
treinador, ele pega respeito por ele. Ele é conhecido como: "The
Lightning American".
Pokémon:
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Pokémons nos Games:
Nome: Érika
Nome em Japonês: Erika
Insígnia: Arco - Íris
Cidade: Celadon
Biografia:
A
cidade de Celadon é conhecida pela produção de perfumes exóticos. A
família de Érika é uma das mais ricas produtoras dessas essências. Essa
coincidência fez correr entre as más línguas que a líder havia sido
escolhida apenas pelo poder de seus pais. Mas Érika não se importa com
isso. A aparência gentil desaparece completamente quando ela e seus
pokémons grama entram em um combate, o que concede ao ginásio o maior
número de discúpulos do mundo, que geralmente são mulheres.
Quando
criança, Érika foi atacada por um Grimer, até chegar um Gloom para
salvá-la. Desde esse dia ela é amiga do Gloom. Érika só aceita
treinadoras para seu ginásio. Ash e seus amigos salvaram o ginásio de
um incêndio e então lutou por sua insígnea. Érika tira a essência de
perfume da baba de seu Gloom.
Pokémons:
Pokémons nos Games:
Nome: Sabrina
Nome em Japonês: Natsume
Insígnia: Pântano
Cidade: Saffron
Biografia:
Há
dez anos existia em Saffron o Ginásio Lutador de Ryo, até a chegada de
uma menina de olhar gelado. Sozinha com seu Abra, ela derrotou todos os
membros do ginásio, desbancou seu líder e fundou seu próprio ginásio. A
obsessão da líder por aprimorar seus dotes psíquicos, a ponto de
sacrificar seus próprios amigos, inspira multidões. Foi daqui também
que Will saiu membro da nova formação da Elite dos Quatro de Kanto.
Sabrina
costumava usar seus poderes de telepatia como poderes destrutivos. Tem
uma ligação psíquica com seus pokémons, até que Ash chega com seu
Haunter e muda seu olhar sombrio, deixando feliz e se tornando uma
menina normal denovo. Ash deixa seu Haunter com ela e leva a insígnea
(obs.: Ash preferiu enfrentá-la antes de Érika). Há quem diga que ela
teve uma participação com a Equipe Rocket.
Pokémons:
»
Pokémons nos Games:
Nome: Koga e Janine
Nome em Japonês: Kyo and Anju
Insígnia: Alma
Cidade: Fuschia
Biografia:
Ataques
rápidos, precisos e venenosos, além de ilusões, são especialidades do
líder de ginásio Koga. Ele é um ninja que costuma colocar armadilhas
pelo seu gonásio para testar os treinadores. Tendo herdado o ginásio de
sua mãe, mestra que fez parte da Elite dos Quatro, ele dedica sua vida
a treinar sua única filha, Janine, para um dia sucedê-lo como líder.
Dizem
que depois de um tempo, Janine se tornou mesmo a líder do ginásio e
Koga foi para a nova formação de membros da Elite dos Quatro de Kanto.
Apesar de treinar arduamente para ser um membro da elite, muitos dizem
que por trás das cortinas, Koga é um dos mais altos agentes da Equipe
Rocket.
Pokémons:
Pokémons nos Games:
Nome: Blaine
Nome em Japonês: Katsura
Insígnia: Vulcão
Cidade: Ilha Cinnabar
Biografia:
Na
Juventude, Blaine trabalhou como engenheiro genético para a Equipe
Rocket, mas, cansado das atrocidades cometidas, tomou parte na operação
que exterminou o grupo. Mais tarde, foi considerado herói após proteger
o pássaro lendário Moltres.
Nomeado líder, usa seu ginásio como
centro de pesquisas, revivendo Pokémon extintos. Chateado com a invasão
de turistas na ilha de Cinnabar, Blaine fechou o seu ginásio e anda
disfarçado pela cidade com óculos escuros e peruca, já que é careca.
Ele permanece com seu ginásio aberto dentro do vulcão, fazendo charadas
pela cidade, se for um treinador que quer mesmo lutar a sério, ele
chama para o ginásio para se divertir nessas lutas pela insígena.
Pokémons:
Pokémons nos Games:
Nome: Giovanni/Agatha
Nome em Japonês: Sakai/Kikuko
Insígnia: Terra
Cidade: Veridian
Biografia:
Aos
olhos do mundo, Giovanni é um dos homens mais ricos do planeta, que
ajuda no treinamento de jovens aspirantes a mestres Pokémon. Na
verdade, seguindo os passos de sua mãe, ele é o mestre da Equipe
Rocket. Seus membros que trazem mais problemas são Jessie e James! Teve
a ambição de tentar controlar Mewtwo, mas ele não consegue.
Por
serem muito poucos aqueles que conseguem as sete insígnias iniciais, o
ginásio de Viridian – cujo antigo líder desapareceu misteriosamente
permanece a maior parte do tempo de portas fechadas. São raros aqueles
que venceram esse temível líder de ginásio.
Depois de um tempo,
quando o ginásio tornou a fechar porque Giovanni foi para Johto para
tentar uma busca por Mewtwo, Agatha, que saiu da antiga formação de
membros da Elite dos Quatro de Kanto, assumiu o posto de líder desse
ginásio. Voltando de Hoenn, Ash encontra Agatha e perde facilmente para
ela. Giovanni ficou arrasado por várias tentativas frustadas e sumiu do
mapa. Só os membros da equipe Rocket podem saber o que aconteceu com
ele e onde ele pode estar agora.
Pokémons (inclusive os de Agatha):
Giovanni:
Agatha:
Pokémons nos Games (inclusive os de Gary):
Giovanni:
Gary:
Líderes de Ginásio da Liga Laranja
Nome: Sissy
Nome em Japoonês: Atumi
Insígnea: Olho de Coral
Ilha: Mikan
Biografia:
A
ilha de Mikan é conhecida por suas águas quentes e repletas de
nutrientes, que atraem todos os anos grandes quantidades de cardumes e
– claro – pescadores. Mas, além do grande número de peixes, o local
também é conhecido por ser a primeira parada para os treinadores da
Liga Laranja.
A tradição pesqueira de seus habitantes fez com que os
vínculos existentes entre humanos e pokémon aquáticos se tornassem de
vital importância. Claro que as provas de seu ginásio não poderiam ser
diferentes: os testes consistem em interações com os Pokémon aquáticos,
como atingir alvos com técnicas de água e corridas a bordo de bichinhos
marinhos. E nesses testes a líder de Mikan é imbatível.
Assim como a maior parte dos líderes do arquipélago, Sissy herdou o ginásio de seus pais.
Desde
o desaparecimento deles, durante o salvamento de pescadores numa forte
tempestade, a jovem dedica-se ao treinamento para ser digna do posto
recebido, além de treinar seu irmão menor, Brian, para ocupar seu lugar
futuramente.
Pokémons:
Nome: Danny
Nome em Japonês: Dan
Insígnea: Mar de Rubi
Ilha: Navel
Biografia:
À primeira vista, a ilha de Navel é apenas uma ilhota deserta ao centro
do arquipélago, repleta de formações rochosas e rica em fontes de água
quente, que brotam do solo. Entretanto, se olharmos mais de perto, é
possível notar que há mais do que simples jatos de água fervente. A
ilha toda é, na verdade, o ginásio de Navel.
A pesar de ser o líder
local, Danny não costuma apresentar-se como tal. Navegando de ilha em
ilha até encontrar um aspirante a mestre Pokémon, o rapaz costuma
convidar para Navel aqueles que considera prontos para lhe proporcionar
um grande desafio. Apenas depois de chegar ao destino ele revela sua
identidade, e as disputas iniciam-se.
O terreno montanhoso é o
primeiro obstáculo a ser vencido, chegando ao alto de uma elevação com
um gêiser em seu topo. Depois disso, as capacidades de congelamento são
testadas: o pilar d’água deve ser congelado e, do bloco de gelo, um
trenó deve ser moldado. Finalmente, sobre o trenó o último desafio é
travado: chegar ao pé da montanha em menor tempo. E aí, aceita esse
desafio?
Pokémons:
Nome: Ruddy
Nome em Japoonês: Jigii
Insígnea: Concha-Espinho
Ilha: Trovita
Biografia:
Na busca pela harmonia das canções para o fervor das batalhas, os
líderes de Trovita são mestres na arte da elegância, da dança e do
charme.
Foi assim com Ruddy, o herdeiro do ginásio de Trovita. Após
ter sua irmã Marie salva pela líder Misty, o conquistador conseguiu
balançar o coração da garota após uma única dança em sua companhia.
Treinadoras, cuidado!
Quando se trata de atingir alvos a bordo de
lanchas em alta velocidade, não há quem o vença. O mesmo pode ser dito
sobre o segundo desafio do ginásio, em que os oponentes devem enfrentar
os pokémon adversários com um time de tipos exatamente iguais. Ruddy
deixará que escolha o tipo que quiser usar. Ash escolheu por elétrico,
planta e água. Ruddy tem um pokémon de cada tipo para usar em suas
batalhas. Pronto para aceitar esse desafio sem vantagens e desvantagens?
Pokémons:
Nome: Luanna
Nome em Japoonês: Ruriko
Insígnea: Estrela de Jade
Ilha: Kumquat
Biografia:
A maior ilha do arquipélago Laranja é lar da segunda cidade mais
populosa da região, Kumquat, conhecida por suas praias paradisíacas e
fontes termais.
É nesse cenário tropical que encontramos uma
destemida treinadora, cuja coragem já salvou a população das mais
variadas diversidades. O maior sonho de Luana é ver seu filho - que
seguiu em jornada para tornar-se um mestre Pokémon em Johto – herdando
seu posto.
“Trabalho em equipe” são as palavras da lei aqui. Dois
Pokémon devem unir suas forças e batalhar lado a lado para atingir seus
desafios. Simples? Não, com a perfeição do trabalho em equipe do
Alakazam e do Marowak de Luana. Treinadores, preparem-se para uma das
mais complexas batalhas de seu treinamento...
Pokémons:
Nome: Drake
Nome em Japoonês: Yuuji
Insígnea: Troféu de Campeão da Liga Laranja
Ilha: Pummelo
Biografia:
Os primeiros campeões da Liga Laranja eram condecorados como líderes de
suas tribos. Hoje, a demonstração de poder dos vencedores é mais
simbólica que política. Ainda assim, Drake não se importa nem um pouco
com a perda do prestígio.
Drake é o mais poderoso treinador de todo
o arquipélago Laranja. Dizem que seu Dragonite está ao seu lado desde
os primeiros anos de vida, e toda essa convivência deu frutos
impressionantes. Ele passou por toda a liga Pokémon conquistando as
insígnias de Índigo e Johto. Enfrentou a Elite dos 4 e o embate entre
seu dragonite e o de Lance, líder dos maiores do mundo, estendeu-se por
dias. Quem venceu? Ninguém nunca soube. Mas, vendo o poder de Drake
podemos imaginar...
Pokémons:
Líderes de Ginásio da Liga Johto
Nome: Falkner
Nome em Japonês: Hayato
Insígnea: Zephyr
Cidade: Violet
Biografia:
Os
observadores mais atentos dos céus da cidade de Violet com certeza já
viram um misterioso vulto, que sobrevoa atento a tudo o que ocorre
abaixo. Não, não se trata de um pokémon, mas de Falkner em seu Pidgeot,
o líder do ginásio local, em sua patrulha para manter a lei e a ordem.
Não é de fazer amizades, prefere batalhar com os treinadores. Adora
sentir o vento quando voa em seu Pedigeot.
Tendo herdado o ginásio
de voadores de seu pai – bem como o imenso número de discípulos,
Falkner orgulha-se da tradição de sua família, por ser descendente
direto do primeiro líder de Violet. Mas esse orgulho todo lhe rendeu
uma certa arrogância: não é difícil vê-lo subestimando seus oponentes.
Cuidado! Ele tem verdadeiras crises de ira ao ouvir que seus pássaros
podem cair com um simples raio do trovão.
Pokémons:
Pokémons nos Games:
Nome: Bugsy
Nome em Japonês: Tsukushi
Insígnea: Colméia
Cidade: Azaléa
Biografia:
Sem
discípulos para seguí-lo, e completamente desestimulado com sua função,
fechou as portas do ginásio e partiu. Durante muito tempo a cidade de
Azálea foi banida da jornada Johto. Pouco tempo atrás, um corajoso
jovem ofereceu-se para reerguer o ginásio com os conhecimentos que lhe
garantiram o título de “enciclopédia de Pokémon insetos”, e seu amor
pelos insetos. Esse era Bugsy.
Bugsy é um jovem garoto, todos o
confundem por uma menina, por causa de seu cabelo. Mesmo sendo jovem,
ele batalha muito bem e tem bastante conhecimento sobre pokémon. Apesar
da extrema confiança em seus pokémon, chegando à beira da prepotência,
o novo líder colocou novamente o ginásio no circuito dos treinadores e
tornou o local um verdadeiro centro de criação Pokémon, atraindo
curiosos para que conheçam os mistérios dos Pokémon insetos e, dessa
forma, sintam-se incentivados a treiná-los.
Pokémons:
Pokémons nos Games:
Nome: Whitney
Nome em Japonês: Akane
Insígnea: Planície
Cidade: Goldenrod
Biografia:
A
cidade de Goldenrod é uma das maiores de todo o planeta, igualável às
metrópoles de Celadon/Saffron, Mauville/Lilycove ou
Veilstone/Hearthome. Para ocupar o banco de líder de ginásio daqui,
somente um treinador de grande experiência, certo? Errado! Diferente de
todos os demais encarregados de guiar os treinadores em suas jornadas,
Whitney não treinou sua vida toda visando conquistar o posto. É famosa
por sua Miltank, que recebeu da fazenda de leite de seu tio.
Whitney
é doce e carinhosa, sempre disposta a ajudar e sempre fica triste
quando é derrotada. Tendo iniciado seus treinamentos por influências de
algumas amigas, seu talento nato fez com que ela logo chegasse ao topo
do ginásio em que apenas garotas são aceitas. Dias depois, ela
tornou-se a mais jovem garota das líderes de Johto. E, apesar de sua
aparência e maneiras infantis, aqueles que a subestimaram – e sua
poderosa Miltank – se arrependeram profundamente.
Pokémons:
Pokémons nos Games:
Nome: Morty
Nome em Japonês: Matsuba
Insígnea: Névoa
Cidade: Ecruteak
Biografia:
O
ginásio de Ecruteak foi construído num local de riqueza arqueológica
imensa. É nessa região que foram encontradas as duas torres construídas
por civilizações esquecidas e que, segundo a tradição, foram locais em
que Pokémon considerados lendários foram cultuados. Morty aprendeu
sobre tudo, e orgulha-se muito dessa cultura, junto com seu amigo
Eusine.
Quando Morty conheceu Ash, não quis acreditar que ele tinha
visto o Ho-oh no começo de sua jornada em Kanto. Eusine ficou sabendo
disso e Ash disse que viu Suicune no começo de sua jornada em Johto. No
final, ambos tiveram confiança em Ash, que venceu Gengar com a ajuda de
Noctowl.
A atitude revoltada de Morty não esconde a paixão que
possui pela história de sua terra. Ele entende que recebeu uma posição
privilegiada, ocupada por colossos como a lendária Agatha, da antiga
Elite dos 4, e faz valer a escolha de alguém tão jovem. Ele também é
disposto a ensinar a seus discípulos sobre pokémons fantasmas. Por isso
mesmo, seus Pokémon fantasmas ajudam a manter sua fama de “o mais
sombrio dos líderes de Johto”.
Pokémons:
Pokémons nos Games:
Nome: Chuck
Nome em Japonês: Shijima
Insígnea: Tempestade
Cidade: Ilha de Cianwood
Biografia:
Passadas
as Ilhas Redemoinho, encontramos um dos mais tradicionais ginásios de
toda a Liga, localizado em Cianwood. Todas as manhãs antes mesmo do sol
nascer, as praias são tomadas por centenas de treinadores e seus
Pokémon lutadores. Na frente de todos, Chuck vai guiando os movimentos
dessa legião toda e acreditando que os físicos dos pokémons ajudam
muito nas batalhas.
“Para que o Pokémon seja forte, o treinador deve
ser forte”, Esse é o lema do líder de ginásio que, apesar da pança
abundante, permanece imbatível. Elite dos 4? “Isso não é pra mim.
Prefiro ver meus pupilos conquistando cada vez mais espaço lá”, comenta
ele, que completa: “Bruno foi meu melhor aluno, aquele em que investi
muito de meu tempo, e hoje ele é um dos maiores membros da Elite 4. Não
há orgulho maior para um mestre do que ver o sucesso de um discípulo”.
Pokémons:
Pokémons nos Games:
Nome: Jasmine
Nome em Japonês: Mikan
Insígnea: Mineral
Cidade: Olivine
Biografia:
A
cidade portuária de Olivine foi o principal canal de comunicação com o
leste. Por outro lado, essa foi a última cidade a receber um ginásio.
Por ser recente, restou a especialização em um tipo descoberto no
início deste século, os Pokémon metálicos.
Jasmine é a quinta a
adotar a insígnia Mineral de líder, tendo um gigantesco Steelix como
sua obra-prima. Mesmo depois de tornar-se cabeça de ginásio, a garota
não deixou de lado sua antiga paixão: cuidar do farol da antiga cidade,
em cujo topo encontra-se sua Ampharos, responsável por guiar os barcos
em segurança pelo oceano. Ela costuma sempre estar cuidando do Ampharos
quando não está em seu ginásio.
Pokémons:
Pokémons nos Games:
Nome: Pryce
Nome em Japonês: Yanagi
Insígnea: Glacial
Cidade: Mahogany
Biografia:
O
mais velho dos líderes de ginásio de Johto está em Mahogany há várias
décadas – rivalizando em experiência apenas com Blaine, o flamejante
líder de Cinnabar, ou também com Wattson de Mauville. Com pouco mais de
trinta anos, já foi promovido a membro da Elite 4. Seus ensinamentos,
contudo, prevaleceram até seu retorno, com a recente derrota para
Lorelei, em que o idoso treinador sentiu o peso da idade.
E Pryce é
um gigante em se tratando de experiência: seu controle sobre os Pokémon
glaciais permite até mesmo vestir-se apenas com bermudas em meio ao
gélido ginásio. Ele é até chamado de Pryce gelado. Ainda assim, a maior
preocupação do líder é para com o futuro de seu centro de treinamento,
já que nenhum de seus discípulos se considera à altura para sucedê-lo.
Seu
pokémon mais forte era Piloswine. Pryce estava cheio de queimaduras
quando jovem e pediu a Piloswine que trouxesse ervas de medicina, ele
nunca mais voltou, daí surgiu seu jeito frio de ser ... mas eis que
chega Ash e junto a Pryce, encontra Piloswine congelado carregando as
ervas. Com a ajuda de Ash, Pryce recuperou seu Piloswine e deu o
direito de Ash a uma batalha.
Pokémons:
Pokémons nos Games:
Nome: Clair
Nome em Japonês: Ibuki
Insígnea: Nascente
Cidade: Blackthorn
Biografia:
Em
Blackthorn localiza-se o mais antigo ginásio da região oeste, lar dos
oponentes que muitos consideram invencíveis: os treinadores dos
lendários Pokémon Dragão. Diante deles, ostentando a insígnia, está
Clair.
Quando criança, Clair viu um garoto muito ferido diante de
sua casa. Seu nome era Lance: seu passado, um mistérios, mas sua
determinação motivou Clair a seguir os mesmos passos ao seu lado,
treinando sob a tutela do líder de Blackthorn. Logo ambos destacaram-se
pela liderança do ginásio.
Clair venceu, mas tem a certeza de que
Lance lhe cedeu essa honra. Por isso, ela dedica sua vida a fazer valer
esse sacrifício. Hoje anda tomando conta da presa de dragão que guarda
desde líder de ginásio.
Pokémons:
Pokémons nos Games:
Nome em Japonês: Tsutsuji
Insígnea: Pedra
Cidade: Rustboro
Roxanne é a primeira Líder de Ginásio de Hoenn, com seu Ginásio localizado em Rustboro City. Ela se especializa em Pokémon do tipo pedra e ainda é professora na Escola de Treinadores de Rustboro. Seu nome em japonês vem da palavra azalea,
que significa "pedra jogada". Em inglês, seu nome deve ter vindo da
palavra rock ("pedra"), mas também é o nome da filha do rei da Pérsia Dario III.
No anime, ela foi uma pupila do Professor CarvalhoAsh Ketchum perdeu
para ela na primeira batalha, fazendo com que o mesmo tivesse aulas
para ensinar o famoso ataque "Iron Tail" a Pikachu. Na revanche, Ash
usa esse ataque e derrota o Nosepass de Roxanne, ganhando a Stonebadge. e se destacou como um gênio.
Nome: Brawly
Nome em Japonês: Toki
Insígnea: Articulação
Cidade: Ilha de Dewford
Brawly é um treinador de Pokémon do tipo lutador e é o Líder de Ginásio de Dewford Town.
Seu nome em japonês significa "espírito de lutador" e em inglês vem da
palavra brawl, que significa "luta". No anime, Brawly é uma pessoa que
adora surfar e ao mesmo tempo treinar Pokémon. Tem uma ilha privada,
onde treina, e uma campo cheio de geisers. Na primeira batalha, Ash
perde, mas na revanche, usando Corphish e Treecko, ganha de Hariyama e Machop.
Sapphire desafia Brawly e acaba fazendo com que seu Makuhita evolua
para Hariyama. Após uma longa batalha, com uma situação desfavorável
para seu Combusken, Sapphire derrota Brawly, para surpresa do mesmo.
Nome: Wattson
Nome em Japonês: Tessen
Insígnea: Dínamo
Cidade: Mauville
Wattson é o terceiro Líder de Ginásio de Hoenn, abrigado em Mauville City
e é um expert em Pokémon elétricos. Seu nome, em inglês, vem da medida
de Física watt e ele é sempre visto sorridente. No anime, ele adora
piadas e sempre leva seus desafiantes a uma montanha russa. Ash derrota
Wattson apenas com seu Pikachu. Com isso, Wattson decide se aposentar,
mas após vencer a Equipe Rocket, decide continuar com seu trabalho.
Mesmo assim, Ash decide devolver a sua Insígnia e lutar novamente com
Wattson, mas este se recusa e diz que também tem que treinar.
(em Emerald) como seu principal Pokémon. A insígnia é a Insígnia do
Dínamo (Dynamo Badge). Após a vitória no quinto Ginásio, Wattson
oferece uma missão ao protagonista: desligar o gerador em uma usina
chamada New Mauville. Em Pokémon Adventures, Sapphire nem batalha com
Wattson, que decide entregar a Insígnia de graça, mas Sapphire acaba
focando nervosa com Wattson por sua atitude, mas entende o porquê disso
depois, quando ela, ele e o Trick Master acabam parando em New Mauville.
Nome: Flannery
Nome em Japonês: Asuna
Insígnea: Calor
Cidade: Lavaridge
Flannery é a Líder de Ginásio de Lavaridge Town,
uma cidade com várias águas quentes e, por isso, se especializa em
Pokémon do tipo Fogo. É uma Líder de Ginásio inciante e seu pai já foi
membro da Elite dos 4. No anime, Ash encontra Flannery, que é Líder há apenas três dias e seu avô saiu em uma viagem para se tornar poeta, embora ele apareca para ajudar sua nata em uma parte. Seu Slugma evoluiu quando batalhava contra a Equipe Rocket, tentando roubar seu Torkoal e Ash acaba derrotando-a com seu Corphish.
games, ela usa um Torkoal como Pokémon principal e diz ao protagonista
que este batalha igual ao seu pai, Norman. O vencedor ganha a Insígnia
Calor (Heat Badge). Em Pokémon Adventures, Flannery e Sapphire acabam
sendo capturadas pelo Team Aqua e escapam para o Mt. Chimney e lá
derrotam a maléfica organização. Depois de sua batalha, elas se tornam
amigas.
Nome: Norman
Nome em Japonês: Senri
Insígnea: Balança/Eqüilíbrio
Cidade: Petalburg
Norman é o quinto Líder da Liga Hoenn e reside em Petalburg City,
onde fica seu Ginásio de Pokémon do tipo normal. Seu nome em inglês vem
da palavra "normal". No anime, ele é o pai de May e Max e é uma
celebridade em sua cidade, fazendo com que seus filhos se escondam dos
cidadãos. Ash fica bravo pois não tem atenção por ser um desafiante
vencedor, mas não consegue atenção. Ele tinha vencido contra os
difíceis Pokémon de Norman e depois o ajudou a capturar o Norman e sua
esposa Caroline impostores, obviamente a Equipe Rocket disfarçada.
muito forte. Os vencedores ganham a Insígnia do equilíbro (Balance
Badge). Em Pokémon Adventures, ele já é um Líder de Ginásio cinco anos
do enredo começar e seu filho, Ruby, salvou a filha do Professor Birch,
Sapphire, quando crianças de um Salamence,
que deixou uma cicatriz na testa de Ruby. Este mesmo Salamence acordou
Rayquaza e agora Norman tem que ser o Líder de Ginásio até Rayquaza ser
capturado. É o único Líder de Ginásio que Sapphire acaba não desafiando.
Nome: Winona
Nome em Japonês: Nagi
Insígnea: Pena
Cidade: Fortree
Winona é uma experiente Líder de Ginásio, sendo a Líder de Fortree City e é especialista em Pokémon voadores. No anime, Ash acaba tendo que enfrentar o Swellow Shiny dela com seu Swelow e ainda usar três Pokémon para derrubar seu Altaria, mas consegue vencê-la, ganhando sua sexta Insígnia.
Nos games, ela usa seu Altaria como Pokémon principal, sendo uma pedra no sapato dos jogadores e seu Ginásio é um quebra-cabeçasde catracas. A Insígnia da Pena (Feather Badge) é ganha. Em Pokémon
Adventures, Sapphire também passa sufoco para vencê-la, mas acaba
derrotando a Líder de Ginásio e ganhando sua sexta Insígnia.
Nome: Tate e Liza
Nomes em Japonês: Ran and Fuu
Insígnea: Mente
Cidade: Mossdeep
Tate e Liza são irmãos gêmeos e lideram o Ginásio de Mossdeep City,
usando Pokémon psíquicos em seu Ginásio, que parece um labirinto com um
chão escorregadio, em Pokémon Ruby & Sapphire, e com estatuetas
móveis, criando obstáculos em Pokémon Emerald. Seus nomes vêm das
palavras chinesas "Feng", que significa vento, e Lùan, que significa
confuso. No anime, Ash e seus amigos chegam a Mossdeep e vão ao Centro
Espacial da cidade, onde vêem fascinantes objetos e acabam vendo uma
batalha entre duas pessoas em gravidade zero. Logo, os dois se
apresentam como os Líderes de Ginásio da cidade e desafiam Ash para uma
batalha. No entanto, a Equipe Rocket aparece e manda Tate e Max por
engano ao espaço. Tate consegue controlar a nave e voltar à Terra.
Problemas resolvidos, Pikachu e Swellow batalham contra Solrock e Lunatone e ganham, fazendo com que Ash consiga sua penúltima Insígnia da Liga Hoenn.
games, muitas pessoas se confundem dizendo que ambos são garotas, já
que se vestem do mesmo jeito e que Tate não é um nome comum para
garotos. Em Ruby & Sapphire, os dois usam apenas Solrock e
Lunatone, mas em Emerald, são adicionados Xatu e Claydol
ao seu time. A recompensa é a Insígnia da Mente (Mind Badge). Em
Pokémon Adventures, Sapphire batalha contra os dois na presença de Ruby
e ganha, mas logo os dois têm que agir, já que Maxie e Archie, líderes
do Team Magma e Team Aqua, respectivamente, aparecem com as órbitas que
acordam Groudon e Kyogre.
Nome: Wallace/Juan
Nome em Japonês: Mikuri/Adan
Insígnea: Chuva
Cidade: Sootopolis
Juan
é o mestre de Wallace e o oitavo Líder de Ginásio de Hoenn em Pokémon
Emerald e no anime. O vencedor recebe a Insígnia da Chuva (Rain Badge).
Assim como seu aluno, luta com beleza e adora Pokémon de água. Ao
chegar em Sootopolis, Ash e seus amigos vêem uma apresentação dos
Pokémon de Juan e estes impedem a Equipe Rocket de roubá-los. Na
batalha decisiva, Ash acaba tendo dificuldades com todos os Pokémon de
Juan e derrota seu Milotic usando Pikachu.
Pokémon Adventures, é Juan que revela ser o novo Líder de Ginásio de
Sootopolis e revela a existência da Mirage Island a Ruby e Sapphire,
assim como é um dos mentores do plano de capturar Regice, Registeel e Regirock para parar os dois titãs.
Wallace é o último Líder de Ginásio de Hoenn em Pokémon Ruby & Sapphire e o Campeão da Liga Regional Pokémon de Hoenn
em Pokémon Emerald. Ele é um expert em Pokémon do tipo água e batalha
com beleza, assim como seu mestre Juan. Em todos os três games de
Terceira Geração, Wallace é o protetor da Cave of Origin, onde se
captura Groudon em Ruby, Kyogre em Sapphire e o oncontra em Emerald
para ir até o Sky Pillar. Seu nome em japonês vem de "mizu", que
significa água e em inglês vem de water, que significa a mesma coisa.
nunca apareceu no anime, mas em Pokémon Adventures tem um papel
importante na batalha entre Groudon e Kyogre, protegendo Ruby e
Sapphire na Mirage Islane, é apaixonado por Winona e se torna um
professor de Ruby.
Nome em Japonês: Datsura
Símbolo: Sabedoria/Conhecimento
Lema: "Onde a inteligência dos treinadores é colocada em teste"
Cidade: Cerulean
Local: Battle Factory (Fábrica)
Noland
é um dos Frontier Brains da Battle Frontier e entrega a quem o derrota
o Knowledge Symbol. Sua arena, a Battle Factory, tem como regras usar
Pokémon aleatórios e portanto é necessário ter uma boa estratégia. No
anime, Ash e seus amigos acabam se perdendo e encontram Articuno,
que some. Logo, o grupo encontra Scott e Noland e logo descobrem que
Articuno é um amigo do Frontier Brain. Em uma batalha decisiva contra o
Articuno, o Charizard de Ash o derrota e assim o garoto ganha seu primeiro Símbolo na Battle Frontier.
Pokémon Emerald, como seu time é aleatório, é imprevisível qual
estratégia Noland irá usar. O jogador ganha do Knowlegde Symbol de
Prata ao vencer 21 vezes consecutivas treinadores da Battle Factory e
vencer Noland também. Para o Knowledge Symbol de Ouro, é necessário
derrotar treinadores na Battle Factory 41 vezes e derrotar Noland. Em Pokémon Adventures, Emerald usa Linoone, Pinsir e Sceptile contra o Mawile, Golem e Glalie de Noland.
Nome: Greta - Magnata da Arena
Nome em Japonês: Kogomi
Símbolo: Coragem
Lema: "Onde o espírito de luta dos treinadores é colocado em teste"
Cidade: Próximo à Saffron
Local: Battle Arena
Greta
é uma Frontier Brain(Cérebro da Fronteira) que cuida da Battle Arena,
que tem como regras derrotar o oponente em três turnos ou ter mais
efetividade sobre o monstrinho adversário. Ela entrega a quem a derrota
o Guts Symbol. No anime, ela é uma professora de artes marciais que
treina alunos na sua arena. Ela usa uma roda misteriosa para ver que
tipo de batalha ela terá contra seu oponente. Ash gira essa roda e luta
contra Greta numa batalha dupla.
Pokémon Emerald, ela aparece após o jogador derrotar 27 oponentes
consecutivos na Battle Arena e entrega o Guts Symbol de Prata ao
vencê-la. Após 55 vitórias consecutivas e derrotar Greta novamente, ela
entrega ao jogador os Guts Symbol de Ouro.
Nome: Tucker - Ás do Domo
Nome em Japonês: Heath
Símbolo: Tática
Lema: "Onde as estratédias dos treinadores são colocadas em teste"
Cidade: Próximo à Lavender
Local: Battle Dome (Domo)
Tucker
é um dos Frontier Brains e lidera o Battle Dome. Entrega a quem o
derrota o Tactics Symbol. No anime, Ash batalha em uma batalha dupla
com Tucker sendo apoiado pelas fãs, mas acaba vencendo-o.
Pokémon Emerald, após a quinta vitória consecutiva em um torneio,
Tucker desafiará o jogador e caso seja derrotado entregará o Tactics
Symbol de Prata. No décimo torneio vencido consecutivamente, ele
desafiará o jogador e entregará o Tactics Symbol de Ouro caso vencido
Nome: Lucy - Rainha da Lança
Nome em Japonês: Azami
Símbolo: Sorte
Lema: "Onde a sorte dos treinadores é colocada em teste"
Cidade: Próximo à Fuschia
Local: Battle Pike (Lança)
Lucy é uma das Frontier Brains e tem como arena o Battle Pike, um tubo em forma de Seviper. Entrega a quem a derrota o Luck Symbol. No anime, ela adora Pokémon de olhos puxados e por isso tem um Seviper, Snorlax, Cyndaquil, Makuhita
e outros. Como sempre faz com todas as garotas, Brock canta ela.
Interrompido por Max, ela demonstra interesse por Brock e acaba
gostando dele. Contra o Pikachu e Donphan de Ash, usa seu Seviper e Milotic, mas acaba sendo derrotada e fica triste pela partida de Brock.
Pokémon Emerald, o jogador consegue alcançar o fim de seu tubo pela
sorte e ao atravessar 27 salas seguidas, ela desafia o jogador e, caso
seja derrotada, entrega o Luck Symbol de Prata ao jogador. Após
atravessar 139 salas seguidas, ela o desafia de novo e entrega o Luck
Symbol de Ouro ao jogador caso derrotada. Em Pokémon Adventures,
participa da abertura da Battle Frontier e é derrotada por Emerald
algum tempo depois.
Nome: Spenser - Especialista do Palácio
Nome em Japonês: Ukon
Símbolo: Espíritos
Lema: "Onde o coração dos treinadores é colocado em teste"
Cidade: Próximo às Ilhas Seafoam
Local: Battle Palaca (Palácio)
Spenser
é mais um Frontier Brain da Battle Frontier e é o líder do Battle
Palace, onde o Pokémon não recebe comandos de ataque, ele ataca
sozinho. Entrega a quem o derrota o Spirit Symbol. No anime, ele é um
mestre em plantas medicinais e tem duas tatuagens do Unown A em cada
braço. Tendo dificuldade e usando Heracross, Swellow e Sceptile, Ash derrota o Venusaur, Shiftry e Claydol de Spenser, adquirindo o Spirit Symbol.
Pokémon Emerald, ele aparece após 20 vitórias consecutivas dentro do
Battle Palace e entrega o Spirit Symbol de Prata caso derrotado. Após
41 vitórias consecutivas na arena, ele aparece novamente e entrega o
Spirit Symbol de Ouro ao ser derrotado. Em Pokémon Adventures, ele
aparece na abertura da Battle Frontier e presencia a batalha entre
Emerald e Noland.
Nome: Anabel - Donzela do Salão
Nome em Japonês: Lila
Lema: "Onde os talentos dos treinadores são colocados em teste"
Símbolo: Habilidade
Cidade: Próximo à Cachoeira Tohjo
Local: Battle Tower (Torre)
Anabel
é a Frontier Brain que lidera a Battle Tower, a mais importante arena
da Battle Frontier. Entrega a quem a derrota o Ability Symbol. No
anime, ela é uma médium e entende os Pokémon. Na primeira batalha, Ash
é derrotado, mas na revanche vence e consegue mais um símbolo da Battle
Frontier. Ela acaba tendo uma queda pelo herói e ao final do episódio
explica: "Você não sente o amor ainda, Ash. Mas você devia ter sentido meus sentimentos por você."
Pokémon Emerald, ela aparece após o jogador derrotar 34 oponentes
consecutivos na Battle Tower. Caso derrotada, entrega o Ability Symbol
de Prata. Para entregar o Ability Symbol de Ouro, o jogador deve
derrotar 69 oponentes consecutivos na Battle Tower e ainda derrotar
Anabel. Em Pokémon Adventures, Anabel é a líder dos Frontier Brains,
tem o Raikou e segura o vilão para Emerald capturar Jirachi.
Nome: Brandon - Rei da Pirâmide
Nome em Japonês: Jindai
Símbolo: Bravura/Audácia
Lema: "Onde a coragem dos treinadores é colocada em teste"
Cidade: Próximo à Pewter/Floresta Viridian/Planalto Índigo
Local: Battle Pyramid (Pirâmide)
Brandon
é um dos últimos Frontier Brains a serem desafiados e entrega a quem o
derrota o Brave Symbol a quem o derrota. No anime, é o último Frontier
Brain a ser desafiado por Ash e este é derrotado duas vezes até usar Bulbasaur, Squirtle, Charizard e Pikachu para derrotar Regice, Registeel e Regirock
de Brandon. Após ser derrotado, Brandon e Scott oferecem a Ash o cargo
de Frontier Brain caso algum outro renuncie ou se aposente. Ash não
aceita, mas Scott diz que sempre que ele quiser, Ash poderá se tornar
um Frontier Brain. Assim, Ash consegue seu último símbolo da Battle
Frontier, volta para casa e vai para Sinnoh.
Pokémon Emerald, assim como no anime, Brandon tem um time composto
apenas por lendários e após o jogador atravessar 20 andares
consecutivos na pirâmide, ele aparece e desafia-o. Caso derrotado,
entrega o Brave Symbol de Prata e após ser derrotado pela segunda vez,
com o jogador atravessando 69 andares consecutivos, ele entrega o Brave
Symbol de Ouro. Em Pokémon Adventures, após ver a batalha de Emerald e
Noland, oferece o desafio da Battle Pyramid ao herói, mas Emerald não
participou ainda do desafio.
Nome em Japonês: Hyouta
Insígnea: Carvão
Cidade: Oreburgh
Um
dos mais novos líderes de ginásio de Sinnoh, Roark dedicou-se a treinar
pokémons de pedra. Ele é filho de Byron, um outro líder de ginásio.
Byron precisava de alguém que fosse o seu sucessor do ginásio, mas
Roark partiu para outra cidade e resolveu abrir seu próprio ginásio.
Até os pokémons de Roark e Byron são parecidos, ambos usam
pré-históricos.O Cranidos de Roark evoluiu recentemente. Roark trabalha
em minas, e é ele que toma conta delas. Muitos treinadores vêm para
essas minas treinar seus pokémons.
Nome: Gardenia
Nome em Japonês: Natane
Insígnea: Floresta
Cidade: Eterna
Gardenia
é uma líder que gosta muito de Pokémons de planta e também é a primeira
líder a aparecer com um pokémon inicial em sua equipe. Sempre vai até a
floresta perto de sua cidade para ver se encontra pokémons de planta,
pelos quais fica fascinada. Ele só aceita em seu ginásio treinadoras.
Nome: Maylene
Nome em Japonês: Sumomo
Insígnea: Pedregulho
Cidade: Veilstone
Maylene
é a líder de mais um ginásio de lutadores. Apesar de jovem, é forte, e
por isso ganhou respeito pelos mais velhos. Ela é um tanto ingênua, não
sabe o porquê de ter se tornado líder de ginásio e nem qual é a sua
importância.Ela é séria nas batalhas e dá o melhor de si, aprende muito
com suas batalhas. Assim como Chuck, costuma sair por aí descalça.
Nome: Crasher Wake (Wake)
Nome em Japonês: Maximum Mask (Maxi)
Insígnea: Lama
Cidade: Pastoria
Mais
um especialista em pokémons de água... Wake, apesar da aparência, é
super divertido, e faz com que suas batalhas pokémon sejam divertidas
também.Sua aparência é como um lutador de luta livre mascarado. Ainda
assim, ele prefere seus pokémons aquáticos.
Nome: Fantina
Nome em Japonês: Melissa
Insígnea: Relíquia
Cidade: Hearthome
Fantina
é a líder do ginásio das cidades mais importantes de Sinnoh. Utiliza
pokémons fantasmas, e se veste parecendo com um de seus pokémons, o
Drifblim, chamado por ela de Loony. Seu vestido é próprio para
participar de Super Concursos.Ela diz ser uma expert de Super
Concursos, embora que ela seja líder de ginásio. Quando não está no
ginásio, provavelmente está participado de um Super Concurso.
Nome: Byron
Nome em Japonês: Tougan
Insígnea: Mina
Cidade: Canalave
Bryon
é o mais velho líder de Sinnoh está quase se aposentando. Mais não pode
se aposentar sem primeiro arranjar um sucessor. Ele prefere que Riley,
um grande treinador, seja o seu sucessor. Riley recusa, acreditando que
seu filho que deveria sucedê-lo. Seu filho é Roark, que foi se tornar
líder em outra cidade. Ele tem pokémons metálicos e treina na Ilha de
Ferro.
Nome: Candice
Nome em Japonês: Suzuna
Insígnea: Gélida
Cidade: Snowpoint
Sendo
uma pessoa muito gentil, Candice acredita que antes de uma batalha deve
ficar amiga do treinador. Gosta muito de se vestir bem, tanto é que não
deixa de usar mini-saia vivendo num lugar que sempre é frio, sem falar
que seus pokémons são de gelo. Nem todos seus pokémons são de gelo, ela
tem um lutador também. Ela pode aparecer dando golpes noturnos e de
planta, mas mesmo assim todos eles sabem usar golpes de gelo.
Nome: Volkner
Nome em Japonês: Denzi
Insígnea: Farol
Cidade: Sunyshore
O
último líder é esquecido por muitos treinadores, pois ultimamente o
ginásio não vem recebendo muitos desafiantes. Dos poucos desafiantes
que recebe, Volkner vem derrotando todos.Ele tem a tarefa de ficar
renovando o equipamento elétrico do ginásio, que fornece energia
elétrica ara a cidade. Seu tipo é elétrico, mas tem um tipo normal e
outro água também. Se um treinador usar um tipo terra para obter
vantagem contra seus elétricos, ele já tem preparado um aquático para
quebrar a estratégia do treinador. Todos seus pokémons sabem usar
golpes elétricos.
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